Brasília revisitada

Projeto de reforma de apartamento assinada pelo escritório Debaixo do Bloco Arquitetura utiliza elementos contemporâneos e modernistas em total harmonia

Insta: DEBAIXO DO BLOCO ARQUITETURA

Brasília é uma cidade rara, com seus contornos peculiares desenhados por Lucio Costa e sua arquitetura arrojada projetada por Oscar Niemeyer. Entre os elementos urbanísticos mais notáveis da cidade planejada para ser a Capital da República está a superquadra. É em uma delas, a SQS 308, que fica esse apartamento, que teve projeto de reforma assinado pelo escritório Debaixo do Bloco Arquitetura.

A configuração padrão do apartamento, com amplas janelas e cobogós, era de ambientes segregados: dois quartos, dependência, área de serviço, cozinha e sala. Na proposta atual de layout, os 110m2 de área foram amplamente integrados. Corredores e áreas sociais, incluindo a cozinha, se transformaram em uma só unidade, ganhando ares de loft.

Uma ampla estante de madeira, com livros e itens afetivos, separa a área social da área dos quartos e do lavabo, que são acessados por portas cegas entre os nichos da estante.

A localização de um dos quartos também foi alterada: o de casal continuou voltado para a fachada principal, enquanto o outro ocupou a fachada oposta, na qual a luz e a ventilação natural acontecem através de um painel de cobogós.

A escolha do piso em granilite é uma referência aos prédios de Brasília, onde a área social sempre era revestida nesse material. O impacto do concreto aparente ganha mais potência com um dos pilares da sala revelado e tratado como uma escultura. O material também está presente no mobiliário desenhado pelo arquiteto Clay Rodrigues.

Vidro canelado na cozinha, marcenaria desenhada e executada pelo próprio escritório, revestimento do lavabo nas cores da paleta de Le Corbusier e mobiliário com os ares do midcentury se harmonizam com elementos contemporâneos como os trilhos de iluminação e a tela tensionada utilizada no banheiro. Pensando nos pets da família, um acesso à laje técnica onde estão os cobogós facilita o trânsito à caixa de areia dos felinos.

FOTOS – JOANA FRANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Te quero muito, verde

Paisagismo assinado por Flávia D´Urso para casa na Pampulha, em BH, apresenta detalhes meticulosos que enriquecem a arquitetura da casa

Terra fértil

Exposição de Nydia Negromonte, no Centro Cultural Unimed-BH Minas revela a curiosidade e a investigação do mundo feita pela artista

Bastidores

Na CASACOR Minas, uma das primeiras empresas a entrar em ação é a Detronic, responsável pela demolição controlada da alvenaria

plugins premium WordPress