Mostra Onírica: uma breve conjunção entre Arte-Design Contemporâneos & Arquitetura-Mobília Modernistas em casa de tradicional família mineira
Insta: CLAUDIA DODD – MARCELO BASTOS ALVARENGA
Conhecer recortes da história dos centros urbanos é uma forma de entender um pouco mais sobre onde o lugar onde vivemos. Pode ser uma favela, um bairro afastado, ou mesmo uma casa, que traz em sua arquitetura e em seus detalhes um pouco da cultura do lugar em que está instalada.
Uma ocupação efêmera em uma importante residência histórica, datada de 1951, oferece esse resgate para os moradores de Belo Horizonte. Trata-se da casa modernista da família Falci Mourão, uma verdadeira joia muito bem conservada e guardada pela família, integrante do Conjunto Urbano da Praça da Liberdade e também o da rua da Bahia.
Nessa mostra, foi feita uma seleção eclética de importante acervo de mobiliário moderno (Anos de 1950), bem como algumas peças de artesanato e produção dos povos originários do Brasil, tapeçarias vintage originais, bordado e escolhas botânicas. A exposição apresenta ainda obras de arte e peças de design contemporâneo que apontam para a produção atual de artistas e manufaturas consagradas ou em processo de formação.
Um gesto de preservação do patrimônio arquitetônico e artístico moderno acompanhado por linhas de pensamento e reflexão diversas. Batizada de Onírica, a mostra vai até o próximo sábado, 10 de dezembro de 2022, na av. Bias Fortes, 225 – Lourdes, com Curadoria e Expografia de Marcelo Alvarenga e Claudia Dodd.
FOTO DE CAPA – TIAGO NUNES