Harmonia e melodia

Refúgio urbano tem projeto que lembra uma flor na paisagem árida do cerrado, a 15 minutos do centro de Brasília

Insta: EQUIPE LAMASSAMUEL LAMAS

Soluções simples reforçam a beleza desse projeto assinado pelo escritório Equipe Lamas. Se em seu interior (feito em parceria com o escritório Casulo), a casa Catavento oferece um clima lúdico, confortável e descontraído, com peças desenhadas pelo arquiteto Samuel Lamas e mestres do design nacional e internacional, em sua arquitetura, repete a mesma proposta. Localizada a 15 minutos do centro de Brasília, ela foi implantada como uma flor na paisagem árida do cerrado da região.

São quatro volumes soltos, desenhados sobre uma malha de módulos quadrados e rotacionados, interligados ao redor de um pátio interno descoberto. Na primeira ‘caixa’, garagem e áreas de serviço; na segunda, a sala de TV, escritório e suíte do casal; na terceira, dois quartos, banheiro, lavabo e ateliê e, na última, o volume do estar/jantar e cozinha, que se integram à varanda por portas deslizantes. Assinado por Mariana Siqueira, o paisagismo foi pensado como uma extensão do bioma local, com árvores e capins nativos.

Utilizando materiais e soluções construtivas de baixo custo, a construção é em estrutura mista, com vigas metálicas apoiadas sobre pilares de concreto.  As paredes de alvenaria externas foram pintadas na cor terra clara e dialogam cromaticamente com o céu, enquanto as paredes internas são brancas, destacando obras de arte e mobiliário.

A escolha do piso cimentício e do forro em compensado naval, presente também no mobiliário da cozinha e nas estantes que acolhem a coleção de livros dos moradores, somam na sensação de acolhimento, além de oferecerem um charme particular ao projeto. Somente nas áreas molhadas, a opção de piso foi alterada para o granito cinza.

 O resultado se traduz em um refúgio urbano, localizado a 15 minutos do centro de Brasília. A área de 2000 m2 possibilitou espalhar os 375 m2 de construção pelo terreno unindo harmonia e melodia em um mesmo espaço.

FOTOS –  JOANA FRANÇA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Te quero muito, verde

Paisagismo assinado por Flávia D´Urso para casa na Pampulha, em BH, apresenta detalhes meticulosos que enriquecem a arquitetura da casa

Terra fértil

Exposição de Nydia Negromonte, no Centro Cultural Unimed-BH Minas revela a curiosidade e a investigação do mundo feita pela artista

Bastidores

Na CASACOR Minas, uma das primeiras empresas a entrar em ação é a Detronic, responsável pela demolição controlada da alvenaria

plugins premium WordPress