Referência nacional em design autoral, coletivo inaugura novo espaço em BH, ocupando uma casa modernista próxima a Praça da Liberdade
Insta: O ATELIÊ DE CERÂMICA – MOBIO ARQUITETURA
Primeiro, era um lugar desses raros, que você não imagina que estava ali, em Contagem. Lindo, simples, com uma energia única e aquela sofisticação sem esforço.
Agora, O Ateliê de Cerâmica continua garantindo todas essas qualidades, inerentes ao trabalho desenvolvido por Flavia e Luiza Soares e Daniel Romeiro, mas em novo endereço. Um trabalho que transita entre a arte o design, sem que haja um limite entre os dois.
A mudança para a nova casa, que é um bem cultural tombado que integra o Conjunto Urbano Protegido da Praça da Liberdade, denota uma nova fase d’O Ateliê, para comunicar mais diretamente o nível de sofisticação e complexidade que um minucioso trabalho artesanal consegue atingir.
O projeto arquitetônico de restauro e ambientação do novo endereço foi feito pelo arquiteto Gabriel Castro e seu escritório Mobio Arquitetura, que a partir de agora também está localizado no imóvel com sua nova sede.
O Ateliê de Cerâmica reforça, com essa mudança que, antes de ser uma marca de cerâmica artesanal, é um estúdio de design. Aliás, é referência nacional em design brasileiro autoral. Um coletivo criativo que tem a cerâmica como linguagem essencial.
Como reforça Flávia Soares, eles encontraram nesse material – e nos processos que envolvem a sua fabricação – um campo fértil para explorar talentos individuais que se complementam em um projeto compartilhado.
Sim, é um negócio de design de objetos, o que não anula o desejo de oferecer produtos de ofício legítimos, produzidos com o peso e responsabilidade que o processo artesanal demanda.
Até o começo do ano, todas as atividades aconteciam na charmosa casa em Contagem (MG), do processo criativo à queima, passando pela loja e eventos diversos. Agora, esse processo, de ponta a ponta, se concentra no novo endereço e já está aberto ao público.
Por lá, também acontecem a apresentação de projetos individuais e coletivos em formato de galeria, além de ter sido remodelada a apresentação das cerâmicas utilitárias.
“Encontramos a síntese de muitas de nossas projeções em uma casa histórica tombada pelo patrimônio cultural de Belo Horizonte, localizada nos arredores da Praça da Liberdade e escondida por um muro. Os traços marcantes da arquitetura moderna não mais passam despercebidos pelas pessoas desde que removemos o muro, em um gesto simbólico do convite ao olhar que caracteriza o Ateliê”, finaliza Daniel Romeiro.
Serviço
Av. Bias Fortes, 225
(31) 33983733.
Funcionamento: segunda à sexta, 10h às 18h e, aos sábados, 10h às 13h.
FOTOS – GABRIEL CASTRO