Quarto do Bebê, projeto do escritório Moura Jabour para esta edição da CASACOR Minas une função à beleza e criatividade
Insta: CASACOR MINAS – MOURA JABOUR ARQUITETOS
A cada edição da Casa Cor, entre os ambientes apresentados, tem sempre um em que o projeto é voltado para o quarto do bebê. E é muito interessante, mesmo no percurso, quando você vai conhecendo propostas para salas, cozinhas, suítes, home offices entre uma infinidade de projetos internos e externos e, de repente, você está em um lugar suave e carinhoso, como deveriam ser todos os quartos de bebê. Parece que dá uma quebra dentro da gente, muito gostosa, por sinal, como se ali você entrasse em um outro universo.
Este ano, quem assina esse espaço é o escritório Moura Jabour, dos arquitetos Rodrigo Moura e Daniela Jabour, que partiram de um desejo de ambos: queriam que as pessoas se sentissem abraçadas ali dentro. E realmente, mesmo da porta, é essa a sensação.
A dupla de profissionais fugiu do convencional em vários aspectos: dos tons escolhidos à poltrona. Elas costumam ser mais robustas nesses projetos, mas eles escolheram uma mais leve e com um detalhe importantíssimo, de facílima manutenção para ficar sempre limpinha.
Há outros encantamentos, como a arara/ cabideiro flutuante e de formas orgânicas, com aquelas roupinhas mais fofas dependuradas, que fica ao alcance de quem está no trocador; a montagem dos cabideiros dourados que se transformam em móbile sobre o berço, em uma pegada lúdica como deve ser e, ao mesmo tempo, bastante funcional, também como deve ser.
Tem mais: as quinas do quarto e do banheiro foram eliminadas, o que, além da segurança, soma nessa ideia do abraço e a iluminação inteligente que influi no clima de suavidade. Melhor ainda é saber que é um ambiente pensado para funcionar a longo prazo para, no futuro, a criança possa se expressar ali dentro com mais liberdade.
FOTOS – GUSTAVO XAVIER