AvantGarde Concept Store, projeto do arquiteto Sérgio Viana brinda os sentidos com sensações únicas em ambientes sofisticados e tecnológicos
Insta: Sérgio Viana – AvantGarde Motors
Ainda durante a Renascença, no século 15, Leonardo da Vinci projetou um triciclo movido a corda, como um relógio. A ideia, porém, nunca saiu do papel e o automóvel só começou a ganhar vida três séculos depois, a partir do aperfeiçoamento da máquina a vapor. Precisou acontecer um salto tecnológico para que surgisse o primeiro meio de transporte a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover. Era um automóvel com apenas três rodas, criado em 1885, por um alemão de nome Karl Benz
Mais um salto enorme e chegamos ao século 21 com carros capazes de proezas inimagináveis para a maioria dos mortais. Eles ainda não voam, mas permanece por eles uma paixão quase unânime. É comum ouvir um suspiro ou ver um sorriso aberto quando algumas dessas máquinas possantes desfilam no trânsito atraindo todos os olhares.
Por isso, quando anunciaram que a AvantGarde Concept Store iria ser inaugurada em Belo Horizonte, houve um frisson no mercado. Mesmo que isso tenha acontecido durante a pandemia. Situada na avenida Raja Gabaglia, o “templo automobilístico”, como vem sendo chamado, oferece Ferraris, Lamborghinis, McLarens e outros veículos de qualidade excepcional para quem pode desembolsar quantias nada módicas para se tornar proprietário dessas belezuras.
Para agradar um público bastante exigente, o projeto arquitetônico teve que ser pensado sem abrir mão um milímetro desse parâmetro. Assinado pelo arquiteto Sérgio Viana, ele teve como primeiro desafio fazer o retrofit de um imóvel antigo, que deveria ser transformado em um espaço inovador, tecnológico e sensorial. Segundo o arquiteto, o design de velocidade nas linhas arquitetônicas, teve como aliado o projeto luminotécnico, que trabalhou percursos de luz em paralelo com a arquitetura proposta.
Em um espaço de 6 mil m2, projeções, painéis de LED e plataformas giratórias permitem múltiplas possibilidades. O complexo conta com três salões de vendas, cada um deles com características singulares: Salão Circular, Salão Premium e o Salão Underground.
Vamos por partes: o Salão Circular tem uma arquitetura futurística, todo em tons de branco com detalhes em dourado. A iluminação e projeções passaram por um cuidadoso projeto. Quinze projetores foram instalados para criar projeções e efeitos inusitados no teto curvo desse ambiente. Exibições que remetem ao oceano, às galáxias e pistas de corrida criam diversas imagens para a fachada, voltada para a movimentada avenida. Todos os materiais foram cuidadosamente escolhidos para potencializar o espaço. O piso branco brilhante, por exemplo, cria reflexos das luzes e projeções. Um painel de LED curvo emoldura o carro que fica em uma plataforma giratória, podendo ser exposto para a vitrine ou para o interior da loja.
Ainda nesse ambiente, o mezanino oferece um lounge e espaço para restaurante. Seu fechamento é em vidro magnetizado comandado por um sistema de automação que pode ser controlado pelo celular. A proposta oferece liberdade de integração visual dessa área, criando o efeito de transparência ou opacidade, de acordo com a necessidade. No lavabo deste salão, as paredes curvas receberam banda de rodagem de pneu criando uma textura inusitada, o espelho é curvo e, no teto, a lNo teto, lona tensionada, traz uma iluminação homogênea e marcante.
No Salão Premium, o piso com textura de asfalto propõe uma experiência única aos clientes. As zebras de Fórmula 1 transformam o ambiente em um espaço de imersão no mundo automobilístico. Uma luminária linear de 40m x 2,8 m ilumina todos os carros expostos paralelamente à vitrine e cria efeitos de percursos visuais com o painel de LED que se transforma em uma plataforma para o carro em destaque. O fechamento do mezanino é em vidro espelhado inclinado, criando diversos reflexos dos automóveis expostos na loja. Todos os banheiros deste salão trazem soluções inovadoras. Um lavabo totalmente sensorial possibilita o cliente utilizá-lo sem realizar nenhum contato com as cubas e metais.
No Salão Underground uma projeção mapeada de 55m de comprimento cria diversas cenas e cenários para a exposição dos carros. Esse salão também recebeu um estúdio fotográfico completo, com plataforma giratória. As escadas receberam iluminação e texturas criando espaços instagramáveis pela loja. Em cada centímetro da loja a palavra-chave é Experiência.