Algo sempre fica

Livro de Marina Linhares, ‘Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa’ mostra transformação em casa na Serra da Bocaina

Insta: MARINA LINHARES

Uma pequena casa abandonada na Serra da Bocaina repleta de memórias afetivas e o desejo de refletir sobre sua própria atividade foram os pontos de partida de alguém passa por aqui e deixa alguma coisa, livro da decoradora Marina Linhares.

Entre viagens para Portugal, Marrocos, França, Rio Grande do Sul e pela própria região da Bocaina, uma extensa pesquisa de referências e inspirações foi levada a campo para definir os elementos daquele projeto improvável: uma casa-livro, cujo processo de transformação conduziria (e seria conduzido por) um exercício coletivo de olhar.

O viés autoral e a cumplicidade impregnada no ensaio fotográfico de Ruy Teixeira desvelam as descobertas desse roteiro. Ele registrou os vestígios do abandono no primeiro momento, a imersão na busca por uma atmosfera para a casa em cada viagem e a força da relação com a paisagem, que influenciou definitivamente a forma como Marina pensou o projeto.

Transitando entre a poesia e a filosofia, o texto da escritora Noemi Jaffe enriquece de sentidos o universo da casa “em permanente construção” e explora a essência da identidade criativa de Marina, sendo complementado por uma entrevista com a decoradora sobre a concepção e o desenvolvimento do projeto da Bocaina.

Textos, fotos e o processo de decoração têm vitalidade própria no livro, mas suas potências se elevam ao serem delicadamente embaralhados, sugerindo uma fruição livre e contemplativa de memórias, experiências, referências, inspirações, relatos, poesias, imagens, perguntas, respostas e decorações.

”Esse livro me fez resgatar o que gosto de verdade. A memória afetiva e a transformação. A vontade de estar junto com a família, de um jeito mais calmo, com menos interferência. Gostaria de atingir novos arquitetos e decoradores, para que eles percebam que fazem não somente casas, mas lares em que as pessoas precisam estar contempladas ali dentro. A protagonista desse livro não sou eu, mas a casa e a vista que ela tem para a Serra da Bocaina. Quero que os leitores sintam os cheiros e vejam as cores dos lugares por onde estive”, destaca a autora.

O livro tem projeto gráfico assinado por Elisa von Randow, que busca uma identidade fora do usual, a começar pela capa azul metálica. O design navega por conexões, pausas e variações, dando um ritmo envolvente para a leitura.  A publicação conta ainda com postais encartados e QR-Codes que conduzem a vídeos produzidos em alguns dos locais de pesquisa.

FOTOS: Rui Teixeira

Alguém passa por aqui e deixa alguma coisa
ISBN: 978-85-62114-91-5
236 páginas
23×29 cm
Editora Olhares (www.editoraolhares.com.br)

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Te quero muito, verde

Paisagismo assinado por Flávia D´Urso para casa na Pampulha, em BH, apresenta detalhes meticulosos que enriquecem a arquitetura da casa

Terra fértil

Exposição de Nydia Negromonte, no Centro Cultural Unimed-BH Minas revela a curiosidade e a investigação do mundo feita pela artista

Bastidores

Na CASACOR Minas, uma das primeiras empresas a entrar em ação é a Detronic, responsável pela demolição controlada da alvenaria

plugins premium WordPress