CASA PÁTIO

Projeto do escritório Shieh Arquitetos Associados privilegia vazios em casa onde não falta espaço para muita prosa e infinita poesia

Insta: SHIEH ARQUITETOS ASSOCIADOS

O menino era ligado em despropósitos. Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos. A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio. Falava que os vazios são maiores e até infinitos. (Trecho do poema O menino que carregava água na peneira, de Manoel de Barros).

Tem poesia mais bonita para ilustrar o projeto de uma casa em que, dos dormitórios é possível colocar o pé na grama? Os autores do projeto, da Shieh Arquitetos Associados, foram beber nessa água cristalina para criar “a casa pátio para dois meninos”, em Vinhedo, SP.

Essencialmente térrea, ela tem quatro pavilhões interconectados: churrasqueira (desfrutando da vista de um lago à frente da casa), sala, quartos, e piscina coberta. O pátio central é espírito do lugar.  De todos os ambientes, vê-se a chuva regar o singular ipê amarelo.  Num dia ensolarado, vê-se os filhos brincando no jardim.

Construtivamente, a proposta é de uma obra austera e com o desejo de que possa ficar melhor com a passagem do tempo. A casa é majoritariamente em blocos de concreto (alvenaria estrutural), com um conjunto de vigas de concreto e lajes tipo painel treliçado – tudo aparente.

Os acabamentos seguem o mesmo raciocínio: intercala-se piso de assoalho em taquinhos de madeira cumaru e mosaico português. Sob o pretexto de um mezanino-coringa, estabelece-se um pé-direito duplo na sala, que também esbanja poesia ao receber o sombreamento de um muxarabi em madeira na face do pátio.

A piscina em raia é coberta e enclausurada, aquecida por painéis solares. A ideia é o convite ao uso diário e ambivalente – uma estratégia para se queimar energia das crianças, e um local meditativo (como o onsen de um ryokan).

A arte tem papel de destaque no projeto, com um geométrico painel de azulejos na piscina especialmente elaborado por João Nitsche, e tela vertical sobre a lareira por Erica Mizutani. Localizada em Vinhedo, em São Paulo, o projeto foi concluído em janeiro de 2020, tem 400 m2 de área construída, em terreno de 850 m2. A arquitetura é do escritório Shieh Arquitetos Associados (Leonardo Shieh, Shieh Shueh Yau, Irene Shieh, Victoria Mendes Ribeiro, Karen Minoda, Nathalia Grippa, Ricardo Azevedo, Rodrigo Chedid).

FOTOS: LEONARDO SHIEH

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Respeito à História

Passado e presente se misturam na intervenção feita pelos arquitetos André Braz e André Motta em casa no interior de Minas

Sustentabilidade e emoção

Projetada pela MACh Arquitetos, capela se transforma em espaço simbólico que conecta as pessoas com a paisagem e o cosmos

Requalificação

Projeto de Pedro Haruf no interior de Minas restaura elementos originais, amplia construção e cria ambiente que conversa com o todo

O que os olhos veem

Arquitetos Associados + Biri projetam casa mais introspectiva em relação à rua e integrada ao verde no fundo do lote

plugins premium WordPress