Reforma de um apartamento no centro de Belo Horizonte apresenta soluções que conferem uma digital única a todos os ambientes
Insta: BALSA ARQUITETURA
Localizado na área central de Belo Horizonte e com vista para o Parque Municipal, com piso em peroba e generosas janelas, esse apartamento já chamava a atenção por seus atributos, antes de sua reforma. Depois de concluído o projeto assinado pelo arquiteto Paulo Augusto, do escritório Balsa Arquitetura, ganhou aquele algo mais que quase sempre é irreplicável.
Além da proposta arquitetônica arrojada, que permitiu uma nova abordagem ao programa anterior, de três quartos, o mobiliário bem garimpado, em composição com outras peças de design contemporâneo imprimiu ainda mais personalidade à reforma.
Com um ambiente social amplo e arejado, a opção por permanecer com a estrutura original aparente deu ritmo à composição dos espaços. Na sala de estar, o conjunto de sofá e poltrona de Percival Lafer e a mesa de centro, são bons exemplos de um garimpo bem feito.
O segundo módulo do apartamento foi ocupado pela sala de jantar, com mesa e cadeiras também garimpadas, em escolhas que vão além do projeto e dependem de boas oportunidades. A comunicação direta desse ambiente com a cozinha cria aquele conforto tão necessário para quem gosta de receber, de cozinhar e, claro, de fazer festa.
Como pano de fundo de toda a área social do apartamento, uma parede azul de quinas arredondadas separa a ala social da íntima. Solta da estrutura, ela foi pensada assim para valorizar a marcação dos pilares e vigas e se destaca como um elemento forte na composição do ambiente.
A cozinha absteve-se de quebradeiras, permanecendo com o mesmo piso e paredes anteriores. A bancada divisória desse espaço também foi mantida, porém, revestida em peças de madeira provenientes dos marcos das portas retiradas do apartamento. O último módulo integrado desse apartamento recebeu um uso mais intimista, com um sofá mais confortável e TV. Um apartamento vivo, funcional e cheio de charme.
FOTOS – STUDIO TERTÚLIA