Ambiente de Cris Capanema reflete sobre a necessidade de acolhimento e subverte regras do que deveria ser apenas uma loja
Insta: CASACOR MINAS – CRIS CAPANEMA – HOGAR
Assinado pela arquiteta Cris Capanema, o projeto para a Hogar, que criou uma loja conceito nesta edição da CASACOR Minas 2024, tem clima de casa da gente. E é pensado exatamente para acolher o público de forma prazerosa, oferecendo uma seleção de mobiliário assinado, grandes nomes da arte contemporânea e objetos criteriosamente escolhidos para compor o ambiente. A partir de uma paleta em tons quentes e aconchegantes, o espaçoso living mostra toda atemporalidade das peças que o compõem, que podem ser encontradas na ampla loja Hogar, situada em uma das regiões mais nobres da Savassi.
Nada é rígido e há uma poética que permeia o espaço, perceptível logo na entrada. O teto em madeira e a parede em espelho que forma um zigue-zague em sequência longitudinal criam uma ambiência ao mesmo tempo intimista, ao mesmo tempo reveladora do conteúdo que transforma o ambiente com graça e uma dose do humano fazer que está por toda parte.
Ela está presente no trabalho dos artistas Marco Túlio Resende e Renato Morcatti, que valoram o ambiente com a sutileza que só a arte consegue alcançar, com memórias que acessamos sem perceber. Essa é uma das características do trabalho de Cris Capanema. “Arte, nos meus projetos são pontos chave, é essência e sentimento aflorados, ora instigando, ora causando um deleite que não se explica”, resume.
O humano fazer também está no mobiliário, como a poltrona em balanço em madeira maciça e tiras de couro natural, ou na mesa de centro, ambos da designer Luia Mantelli, ou nas poltronas Boleia, de edição limitada, de Rafael Chvaises, ou no belo revisteiro em pau ferro, de Isabela Vecchi. Entre muitas preciosidades, que também preenchem a estante em aço carbono e tampo em carvalho café, com peças que unem passado e presente, poesia e carinho, há muito o que sentir, descobrir e experimentar no living de Cris Capanema.
FOTOS: ESTÚDIO NY18