Assim como Niemeyer descreve a curva, ela se destaca em dois cuidadosos ambientes projetados para esta edição da CASACOR Minas
Insta: ESTUDIO SALA – PEDRO FELIX – CASACOR MINAS
“Não é o ângulo reto que me atrai/ Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo o homem/O que me atrai é a curva livre e sensual/A curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios/Nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida/De curvas é feito todo o universo/O universo curvo de Einstein”.
As palavras de Oscar Niemeyer podem ser repetidas um zilhão de vezes, e em um zilhão de vezes vão sempre dar aquela lufada de poesia em todas as curvas de qualquer caminho, seja da natureza, da arquitetura, do design de ambientes, onde for, elas dão aquela graça que nunca fica perdida onde elas estão presentes.
Em um ambiente, uma curva dá, de graça, o toque de graça. Aqui, duas propostas contemporâneas, uma assinada pelo arquiteto Pedro Félix, outra, pelo Estudio Sala, para a CASACOR Minas 2022, em cartaz no Palácio das Mangabeiras.
Na Sala de Casa, nome do ambiente do Estúdio Sala, dos arquitetos Phil Pinheiro e Carla Cruz, cria com maestria um contraste entre a austeridade e a rigidez das formas ortogonais, com o caráter orgânico e fluido das peças de design, e da curva no forro, que desenha um sinuoso arco no teto, emoldurando a paisagem.
A simplicidade dos tons escolhidos funciona como uma tela em branco, onde as pinceladas são os móveis, texturas, a luz e paisagem evidenciada por duas grandes aberturas laterais. A luz foi tratada de forma cênica, tanto a natural, quanto a artificial. Difusa, ela cria um aconchego para o espaço que tem poltrona, tapete e espelho assinados pelo escritório.
Já no amplo living com jantar e uma cozinha camuflada de Pedro Felix, elas foram o ponto de partida do projeto e são também porto de chegada para receber o branco que não precisa ser uniforme e aqui, nos é apresentado em diversos tons de brancos e off-white.
Os espaços são integrados, conectados com a natureza e também entre si. Detalhes sutis como o teto abobadado e frestas nas paredes que reforçam a sintonia entre interior e exterior. Na seleção de materiais, o bouclé se destaca, bem como o linho natural, o tapete de lã, o Corian e a madeira Tauari desidratada. O sofá curvo e cadeiras, bem como as luminárias de mármore, foram desenhados pelo arquiteto e a mesa de jantar, de linhas orgânicas, é de Arthur Casas.
FOTO DE CAPA: Ambiente assinado pelo Estudio Sala para a CASACOR Minas 2022. Foto: Estudio NY 18