Mãos Soma e Botteh

Coletivo de designers que representam um movimento brasileiro de design manual independente fazem parceria com a com marca de tapeçaria

Insta: BOTTEHFELIPE HESSALEX HANAZAKIDW SEMANA DE DESIGNMELINA ROMANOTOMAZI CABRALESTÚDIO PROSABRAVIO STUDIOS

Um novo projeto na famosa Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo chama a atenção por vários motivos: tanto pela arquitetura, como pela exposição que acontece por lá, que faz parte da Semana de Design de São Paulo (DW! 2024), de 14 a 24 de março.

Vamos por partes. A nova loja que a Botteh inaugurou recentemente no endereço tem projeto do arquiteto Felipe Hess e paisagismo de Alex Hanazaki.

Com quatro pavimentos, ela oferece 1150 m2 de muita sofisticação. O arquiteto primou por um projeto arquitetônico moderno seguindo todos os padrões possíveis de sustentabilidade, no qual se destaca o reaproveitamento de águas fluviais para utilização interna.

Chama a atenção também a abundância de luz natural, permitida pelos elementos vazados aplicados por Felipe com maestria. Tudo voltado para uma experiência de luxo de quem visita a loja.

Agora, sobre a exibição artística que integra a programação da DW! 2024.

A Botteh é referência no mercado de tapetes e adornos feitos à mão. As peças importadas do Oriente Médio trazem um conceito inspirado nas culturas asiáticas, principalmente da Índia, Paquistão, Tibet, Irã e Nepal. E a dupla de empresários, Amir e Daiane Shahrouzi, fundadores da empresa convidou o coletivo Mãos Soma para desenhar uma colaboração de peças em uma fusão única de artesanato tradicional persa e design contemporâneo.

As peças fundamentais na criação de mobiliários, claro, deveriam ser os tapetes da Botteh. Como resultado, a sinergia entre as formas de arte distintas oferece uma nova perspectiva sobre a interconexão entre cultura, tradição e inovação.

Mãos Soma é um grupo de designers composto por Melina Romano (estúdio Melina Romano), Nicole Tomazi e Sérgio Cabral (TomaziCabral), Júlia Rovigo e Gabriel Pesca (Estúdio Prosa) e Bárbara Fischer (Bravio Studios). O coletivo teve início em 2022 com o compromisso de trazer o design manual contemporâneo através de experimentações e pesquisas criando peças feitas à mão. A exposição na Botteh não deixa dúvidas de que o objetivo está sendo alcançado.

FOTO CAPA – LEANDRO VIANA

DESTAQUES

Ouça nossas playlist em

LEIA MAIS

Respeito à História

Passado e presente se misturam na intervenção feita pelos arquitetos André Braz e André Motta em casa no interior de Minas

Sustentabilidade e emoção

Projetada pela MACh Arquitetos, capela se transforma em espaço simbólico que conecta as pessoas com a paisagem e o cosmos

Requalificação

Projeto de Pedro Haruf no interior de Minas restaura elementos originais, amplia construção e cria ambiente que conversa com o todo

O que os olhos veem

Arquitetos Associados + Biri projetam casa mais introspectiva em relação à rua e integrada ao verde no fundo do lote

plugins premium WordPress