Um mini Inhotim particular, o jardim, assinado por Luiz Carlos e André Orsini, encanta e se harmoniza com as encostas florestadas
Insta: Luiz Carlos Orsini – André Orsini
“Um jardim espetacular em um lugar lindo. Uma combinação perfeita!” O comentário é do arquiteto e paisagista André Orsini, sobre um projeto que executou com seu pai, Luiz Carlos Orsini. As poucas palavras resumem esse sítio, na serra fluminense que, aos poucos foi se transformando, ganhando novas tonalidades, volumes e desenhos traçados por uma natureza exuberante, planejada in loco, fruto do feeling e da experiência de ambos.
Localizado em uma região de 985m de altitude, o terreno tem 40 hectares de mata nativa que, inclusive, mereceu uma pesquisa cuidadosa, feita por biólogos e botânicos. As 166 espécies vegetais identificadas nas encostas florestadas estão hoje em um catálogo que tem o propósito de auxiliar os amantes da natureza na exploração do universo do sítio.
O paisagismo, com lago sinuoso com sistema biológico de filtragem, ordenou em harmonia espécies de grande porte e médio porte, com variadas palmeiras, árvores, arbustos, herbáceas e forrações. Ao todo, foram plantadas 500 palmeiras e 2mil árvores, entre ipês, embaúbas, mulungu, jasmim manga, cerejeiras e muitas outras e ainda arbustos, herbáceas e forrações.
Uma passarela com 160m de comprimento entre as casas e o lago é também ponto de contemplação do jardim, com ampla visão do lago e seu entorno. Um verdadeiro mirante em curso. No final desse percurso foi construída uma ponte para vencer um vão de 10m de altura, onde há uma mata e um córrego e onde está a área destinada aos hóspedes.
Do ponto mais alto é possível avistar de um lado a baía da Guanabara e, do outro, as montanhas de Minas. Parece um sonho, mas é real.
FOTOS: Daniel Mansur