Presente na arquitetura e no design de interiores, o aço garante uma longeva parceria entre CASACOR Minas e a ArcelorMittal
Insta: CASACOR MINAS – ARCELORMITTAL – CYNTHIA SILVA – SEBRAE MINAS
Versátil e infinitamente reciclável, o aço vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura e no design de interiores. Nas edições da CASACOR Minas isso fica evidente por uma parceria longeva que a mostra tem com a ArcelorMittal que, além de vergalhões, comparece com perfis, chapas, tubos e barras aplicados na entrada, nos espaços comuns de circulação e também em ambientes exclusivos.
Este ano, o aço ArcelorMittal é a estrutura principal do ambiente assinado pela arquiteta Cynthia Silva, o Espaço Origem Minas, do Sebrae Minas. Ele está presente desde a parte estrutural e base de vedação até o design de interiores. “Além da estrutura, temos aço na base da ilha principal e na estante expositora dos produtos, feita com vergalhões”, comenta a arquiteta. Pelo sétimo ano consecutivo ela é a responsável por esse espaço, que é um programa do Sebrae Minas de apoio a micro produtores e artesãos.
Fotos acima e abaixo: Estúdio NY18. Fotos no centro: Daniela Bueno.
A parceria entre a ArcelorMittal e a CASACOR é um namoro antigo que começou em 1999, com o fornecimento de aço para a mostra. A consolidação dessa relação veio a partir de de 2006, quando a ArcelorMittal passou a ser patrocinadora do evento. São muitos os projetos patrocinados pela empresa ao longo desse período, entre eles o o Pavilhão Nuvem, o Cuboesia e o Ninho De Guacho, instalações que foram reconhecidas nacional e internacionalmente nas principais publicações e premiações de arquitetura e design.
“Tem sido uma parceria de muito sucesso, em que, para além de reforçarmos a nossa marca e demonstrarmos as soluções desenvolvidas que apontam para o futuro da habitação, reforçamos o nosso compromisso com a construção inteligente, que gera impacto positivo para as pessoas e o planeta”, comenta Amanda Lacerda, Gerente Geral de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal Aços Longos. Para ela, é importante ressaltar também que, em todos esses anos, a empresa contribuiu com reflexões sobre a ocupação de espaços e a integração com a cidade de forma criativa e sustentável.
Os números impressionam. Somente nesta edição, a ArcelorMittal realizou a doação de mais 10 toneladas de aço para o evento, com destaque para os vergalhões de Alta Resistência CA 70 e XCarb, feito 100% de sucata metálica e energia renovável – produtos pioneiros e oferecidos com exclusividade pela empresa no mercado.
“O aço é protagonista na arquitetura e base da construção civil. Iniciativas como a CASACOR Minas são ótimas oportunidades de mostrarmos a presença desse material na vida das pessoas, além de apresentarmos, na prática, a aplicabilidade dos nossos produtos, que podem ser utilizados tanto nas fundações como no design de interiores. A ArcelorMittal conta com frentes que atuam, junto com os clientes, na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras e mais eficientes, que considerem custo, flexibilidade arquitetônica, geração de resíduos e conforto do usuário”, destaca Gustavo Canaan, diretor executivo de vendas da ArcelorMittal Aços Longos Brasil.
Este ano traz mais um dado interessante sobre a empresa. O espaço que sedia a mostra, o Espaço 356, também foi construído com aço 100% ArcelorMittal. Localizado às margens da BR 356, o complexo passou por um grande retrofit para oferecer um
novo conceito de entretenimento na cidade, o de living center, que reúne em um só lugar gastronomia, moda, arte, práticas esportivas e bem-estar.
Sobre a Arcelor Mittal
Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.
A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além de unidades de distribuição e serviços em todo o país. É a única empresa do setor do aço no Brasil a contar com a certificação ResponsibleSteel.
As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro e atende as indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, naval, dentre outras.
A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.
FOTO DE CAPA – Ambiente de Cynthia Silva, CASACOR Minas 2024. Foto: NY18